Quando perguntaram a Newton como desenvolvera suas grandes descobertas, ele respondeu: "Mantenho o tema constantemente diante de mim e espero que da alvorada pouco a pouco se transformen em luz". Essa capacidade de concentração é uma qualidade particular do gênio de Newton e se ajusta muito bem ao seu caráter e personalidade. Pois ele foi um homem solitário, sem amigos próximos ou íntimos, sem confidentes. Isaac nunca se casou e passou a vida inteira sem seu pai que morrera quando a criança nasceu no dia 25 de dezembro de 1642 e sem mãe que dois anos após se casou novamente e deixou o filho com sua avó.
Um homem solitário que desenvolveu "poderes excepcionais de introspecção contínua concentrada". Nestas palavras Lorde Keynes, economista e biógrafo de Newton, sintetizou "o poder deste cientista em manter continuamente em sua mente um problema puramente mental durante horas, dias e até semanas até que a vida lhe entregasse o seu segredo".
De acordo com seu jeito introvertido Isaac ficava satisfeito de guardar suas descobertas para si, sem publicá-las conforme seus amigos cientistas da época costumavam fazer. Por isso que todas as descobertas de Newton teve duas fases: Primeiro Newton as descobria e depois caberia então a outro cientista descobrir o que ele havia descoberto.
As sementes das grandes realizações de Newton dentro da ciência aconteceram dezoito meses após sua graduação na universidade (1665 - 1667), quando o temor da peste bulbônica ou negra provocou o fechamento ,da escola e seu retorno a fazenda onde nasceu em Woolsthrpe. Efetou nesse período sua mais fundamental contribuição a matemática: os métodos do cálculo diferencial e integral nessa mesma época Newton descobriu a lei do inverso do Quadrado e testou-a por um cálculo grosseiro do movimento da lua.
O restante da vida científica da vida de Isaac foi devotado à elaboração das descobertas fundamentais que havia feito. Tornou-se professor de matemática em Cambridge, e em 1672 seu artigo sobre Luz e Cor e a descrição do novo telescópio foram lidos pela Associação Inglesa de cientistas. Depois de alguns aspectos de sua obra terem sido mal compreendidos e criticados decidiu não publicar mais nada. Suas inovações matemáticas foram distribuídas apenas manuscritas até bem tarde de sua vida, quando algumas foram publicadas.
Em 1684 depois de receber a visita do tambêm cientista Edmund Halley, e atendeu seus apelos Isaac Newton publicou Os príncipos matemáticos da Filosofia natural em 1687 sobre suas descobertas sobre dinâmica e mecânica celeste e outros aspectos da Física. Nesta obra não só enunciou a lei da Gravitação Universal, como também apresentou as três famosas leis do movimento, que também tem seu nome e sobre as quais foi construído seu sistema sobre dinâmica. Apresentou ainda um conceito claro de massa e momento linear e imaginou um conjunto de experiência para mostrar que a massa medida pela inércia é proporcional ao peso. Em 1690 Newton ficou aborrecido com a vida fechada de professor da universidade e mudou-se para Londres onde se tornou diretor da casa da moeda. Tornou-se presidente da Associação inglesa de cientistas a Royal Society e dirigiu a a ciência Britânica com controle dirindo as até sua morte em 1727 sendo enterrado com honras nacionais na abadia de Westminster.
Durante a maior parte de sua vida foi um ardente estudioso de teologia, lendo e tomando inúmeraveis notas escrevendo artigose livros sobre questões religiosas. Mas o objetivo principal de seus estudos era a alquimia que lia extensamente, copiando seções inteiras de livro, fazendo experiências tudo com um objetivo que desconhecemos.
Talvez tenha sido a visão de um conhecimento que nunca atingiu que o tenha levado a desvalorizar suas monumentais realizações científicas pois pouco antes de sua morte comentou: Não sei como aparecerei para o mundo. Para mim mesmo, me vejo como um garoto brincando na praia, divertindo-se aqui e ali por achar uma pedra mais polida ou um concha mais bonita que as outras, enquanto o grande oceano da verdade permanece desconhecido em minha frente. Nesse momento é que surge sua famosa frase proferida por Isaac Newton"O que sabemos é uma gota, o que desconhecemos é um oceano".